terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Brasil-sil-sil no 2009 Google Zeitgeist

O Google ontem, terça-feira, primeiro dia do mês de Dezembro do ano do senhor de dois mil e nove, divulgou o Zeitgeist 2009. Esta germana palavra resume, segundo a Wikipedia em português, o estado ou o que foi mais importante cultural ou intelectualmente no período. E nada mais 'emblemático' em nosso tempo que fazer esta análise em cima dos termos mais buscados no algoritmo de busca mais popular do mundo.

Mais 'emblemático' ainda do nosso tempo é eu ter tido contato com o material antes pelo Twitter do @moreno, antes mesmo do próprio twitter oficial do @google. E sigo ambos.

Ao ler o material fixei-me em aspectos diretamente ligados ao nosso país e o que o 2009 Google Zeitgeist diz que aconteceu em nosso país e tendências que podemos inferir a partir dele em uma análise muito pessoal que chamarei de "Movimentos"

Primeiramente vamos analisar o que, dentro da visão global, nos diz respeito diretamente. Sim, dentre os termos mais buscados globalmente temos três termos brazucas listados em duas categorias diferentes:

Fastest Rising / Emergentes (Global):
10. torpedo grátis

Fastest Rising / Emergentes - Food & Drink / Alimentos e Bebidas (Global):
1. acai berry
8. habibs delivery

Movimento Global: Açaí, fruta típica da Amazônia, com produção ainda muito artesanal nos Estados do Amazonas e Pará, foi o item de Alimentos e Bebidas que teve o crescimento de buscas mais rápido em todo globo. Pena, muita pena que não foi por mérito nosso. Foi uma empresa norte-americana, no sentido mais puro do palavra - de empreendedorismo - pois eram dois irmãos que provaram no Rio e decidiram bancar o desafio. A história da Sambazon você vê aqui em matéria do Mundo S/A da Globonews. Esse caso demonstra que quando se fala em preservar nossa riqueza natural e encontrar modelos agro-florestais sustentáveis de exploração não é uma quimera. É economicamente, mais do que viável. É lucrativo. Enquanto a pauta de nosso desenvolvimento não passar também por ai vamos continuar sendo pior do que os outros pois estaremos fazendo o mesmo. E com anos de atraso.

Movimento Local: Temos dois outros pontos listados nos top 10 do Zeitgeist do Google que coloco no mesmo balaio: Torpedo Grátis (uma empresa pontocom tupiniquim que disponibiliza envio de mensagem por SMS grátis através da internet para as principais operadoras) e Habib's Delivery (a maior rede de fast food brasileira, criada por empresários de origem portuguesa que vende comida árabe a módicos preços). Mesmo balaio? Sim: Ambos negócios são retrato do fenônemo da nova classe média brasileira! Quem até pouco tempo atrás estava à margem da sociedade de consumo, hoje tem celular na mão e se comunica por SMS (87,6 celulares para cada 100 brasileiros, dados divulgados pela Anatel em Novembro); está cada vez mais acessando a internet para buscar serviços, e de preferência grátis; e está disposto a gastar em supérfluos ( desde que o preço seja acessível) vide comida delivery, até pouco tempo coisa impensável.

Cravando, sem medo, algumas linhas-mestres de estratégia: para fora, para o mercado externo, busque se diferenciar com produtos e soluções tipicamente brasileiras, novas e criativas com foco na sustentabilidade e orgânico. Para o mercado interno acesse este novo mercado - o da classe C,D, E - que fez com que passássemos sobejamente bem pela maior crise desde os 30. Muita gente está vendo isso. Pena que não somos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu email de contato. Obrigado.