terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Obrigado ao Caboclo Guaracy pelo TEDxSP alcançado.

Não é por nada que o título do post é o acima. Até sexta-feira, 13, às 17:00 eu não tinha credencial para o TEDxSP que se realizaria no dia seguinte. Minha inscrição, enviada logo no início, não havia sido selecionada. Nada grave. Até porque sei que muita gente teve que insistir com várias inscrições ter a 'bêncão' do convite. Mas estava no The Hub, como toda sexta o faço para fechar minha semana de visitas aos clientes, e ganhei a credencial em um sorteio entre os que estavam no Hub Café com TEDxSP que credenciava ali seus inscritos.

Muito bem! Minha sexta-feira 13 não havia sido em vão. E de uma hora para outra tive que mudar minha programação para com muito gosto passar o dia ouvindo ao redor de 30 pessoas falando sobre "o que que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora", tema do nosso 1o TED Tupi.

Confesso que fui com baixas expectativas. Pois tinha receio que o discurso ficasse muito no plano das idéias, falando de sexo dos anjos, terceiro setor e por ai. Mas já no primeiro bloco de TALKS (não gosto de termos em inglês mas acho que explica melhor o formato que "palestra") fui surpreendido e entre altos e baixos o evento superou minhas expectativas em suas mais de 12 horas.

Mas vamos começar pelo final pois assim fica mais fácil chegar ao ponto deste TEDxSP para mim e para a ILIMITAT.

No penúltimo TALK, de João Paulo Cavalcanti da trendy empresa de pesquisa de mercado BOX1824, escutamos a provocação: "Qual é o nosso propósito como país"? A elaboração da resposta partiu de um suposto discutível já no momento em que, ao definir o papel de cada um dos RICS (afinal o B ainda não sabe), a Rússia foi colocada como 2a ideologia o que não é verdade desde um evento que fez 20 anos semana passada, dia 11. Se quiser saber mais desse evento veja aqui ele acontecendo em "flashback-real". O
raciocínio do JPC não me convenceu, mas o caminho que ele propôs para chegar à resposta é o correto: COLABORAÇÃO.

E vamos então, através deste caminho, tentar achar uma linha comum entre tudo que foi dito naquele teatro, num sábado qualquer:

Voltando ao clima "religioso" do título do post, o TEDxSP foi o "batismo" para muita gente que precisava ter uma inspiração, uma luz quiçá. Como a platéia era mormente até mais jovem que eu, vi pelos comentários no Twitter que foi na linha da catequese mesmo que muitos saíram daquele sábado*. Para mim crisma: uma confirmação de que ninguém ali naquela platéia ou no palco tem legitimidade para responder à questão proposta pelo JPC: "Qual é o nosso propósito como país"?

Sorria! Nós somos a periferia do nosso país e ao longo do dia tivemos várias provas disso. Vide os TALKS do Ronaldo Lemos da Creative Commons Brasil e da Regina Casé que dispensa apresentação. Por uma questão simples de matemática e informação, os que estavam ali naquela platéia são minoria e "estão por fora" da verdadeira realidade e potencialidade que este país dispõe para oferecer ao mundo. O que o Brasil se proporá a fazer/ser ou oferecerá ao mundo, o que não é necessariamente a mesma coisa, será decido por pessoas que hoje escutam e fazem a indústria do tecnobrega em Belém do Pará por exemplo ou que consomem os fitoterápicos a preços populares produzidos pelo programa Farmácia Viva apresentado pela cearense Francisca Cavalcante.


E qual o nosso humilde papel nisso? COLABORAÇÃO!

Temos que desenvolver ferramentas como o Many Eyes e o www.votenaweb.com.br. Montar estruturas empresariais e sociais que tenham os mecanismos e recursos para desenvolver projetos tão distintos como o Grupo Santander Brasil do Fábio Barbosa quanto o Nós do Morro do Guti Fraga. Temos que oferecer soluções criativas como a de fazer água a partir da humidade do ar da HNF Water, as paredes de Lego do Valério Dorneles da Tecno Logys e a despoluição de águas por casca de banana apresentada pela Milena Boniolo. Mas tudo com o foco de colaborar para que o verdadeiro Brasil - não aquele que estava ali no TEDxSP - tenha condições de decidir o que quer ser e o que vai oferecer ao mundo. Se conseguirmos isso tenho certeza que fizemos nossa parte.

O exercício agora é mais ou menos de 95% da ciência pura: vamos desenvolver ferramental e base para que outros venham e descubram as respostas.

Mas para fazer tudo isso, não podemos fazer de qualquer jeito. Temos que partir de pontos que foram abordados ali no último sábado (e quem falou deles): entender e simplificar os problemas nacionais para ter clareza em como colaborar (Dênis Burgierman) através de redes sociais distribuídas e que sejam inclusivas (Augusto de Franco). Sempre com uma visão just-in-time da educação e da informação para maior eficiência do processo (Silvio Meira - para mim a Top TALK).

Fico contente que tudo isso que acabei de escrever esteja presente no genoma da ILIMITAT. Hoje damos a pequenas empresas ferramentas comerciais e de negócio para competirem no mercado nacional. Com projetos como o VAREJO.ORG em breve vamos colaborar com as pessoas diretamente, àquelas que estão nas lan houses. O TEDxSP serviu muito para isso, para confirmar que temos que nos movimentar, no sentido que nos propusemos desde o início, agora com mais velocidade. Vamos buscar parceiros e recursos para oferecer isso ao Brasil. Depois o Brasil decide o que vai oferecer para o mundo.

PS1: Especial referência aos TALKs do Carlos Buby e do Sandro de Souza que mostram que este país não tem que exercitar o complexo de vira-latas. Não é por falta de raíz ou por falta de tecnologia que fracassaremos.

PS2: Há muitas referências aqui neste post e os links direcionam para material disponível hoje. A medida que os TALKS começarem a estar disponíveis no site do TEDxSP vou atualizando os links para que vocês vejam sobre o que escrevo.

PS3: Mais sobre a ILIMITAT no TEDxSP em nosso timeline do Twitter

PS4: O método Woody Allen de organização mental para redação de roteiros/textos funciona! Escrevi esse post em 1h. Um recorde para mim.

*Catequese? Sábado? Fugi de muitas para jogar futebol com 11 anos de idade.


Atualização em 08/12/09
Hoje saiu no site do TEDxSP a TED Talk da Fenanda Viégas apresentando o Many Eyes, ferramenta de visualização de informações. Para mim a melhor ferramenta apresentada no TEDxSP com um potencial de geração de inteligência analítica para negócios muito interessante. E mais: acessível pela internet para qualquer pessoa poder usá-lo gratuitamente.

Recentemente o Estado de São Paulo utilizou a ferramenta em um de seus blogs gerando todos os infográficos sobre criminalidade na plataforme. Veja a matéria aqui.

5 comentários:

  1. Gostei da tua analise (e agradeciemntos ao Guaracy :)).
    A palestra do JPC foi uma forçação de barra to make a point. Talvez tenha confundido a plateia com clientes. A India forma 7mil PhDs por ano em Ciencias, se o total for o dobro e que vivam até os 80 anos - ainda muito longe da população do Canadá (33MM).
    Mas a questão colocada por ele foi MUITO importante mesmo.Talvez a mais importante do dia todo.
    Todos estão repercutindo o evento. Precisamos repercutir as ideias apresentadas. Discuti-las e disseca-las.
    Finalemente, os vegetarianos foram corretamente lembrados no almoço. Os ateus e agnosticos não tanto.
    Emilio
    ecoalfa@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Salve Emílio!

    Obrigado pelo comentário e temos que aproveitar realmente este "pós-operatório" para puxar os fios que devem ser puxados para que as pessoas reflitam sobre muitas das coisas que sábado vimos sendo abordadas. Sempre à sua disposição no blog, twitter, email...

    Abraço, CV

    Em tempo: A única religião que pratico é a da consciência tranquila. Acredito ainda muito nas pessoas antes de precisar acreditar em algo sobre-humano. Natureza e pessoas, é tangível e podemos interferir. Pro bem ou mal.

    ResponderExcluir
  3. Poderias discorror sobre o método Woody Allen? busquei no google mas não obtive respostas satisfatórias... = P

    ResponderExcluir
  4. Diego, o "método Woddy Allen" foi uma referência livre, nada muito estruturado não, que se possa buscar no Google.

    Estou lendo o livro 'Conversas com Woody Allen' de Eric Lax (Ed. Cosac Naify) em que o cineasta, em uma série de entrevistas com o autor desde o início da sua carreira, fala do processo de criação desde a idéia até a execução.

    Mais sobre o livro aqui: http://www.cosacnaify.com.br/noticias/extra/woody/woody.html

    Quando Mr. Allen fala sobre escrever um roteiro de filme ou peça ele diz que pensa muito antes de ir para a máquina de escrever. E que quando senta para colocar no papel já tem a história TODA "escrita" na cabeça dele. O roteiro sai em 1, 2 semanas da cabeça para o papel.

    Funcionou para mim: pensar no TEDxSP desde que saí até ontem pela manhã e quando fui escrever, foi rápido. Recomendo!

    ResponderExcluir

Deixe seu email de contato. Obrigado.