quinta-feira, 14 de maio de 2009

Social Commerce: A ferramenta é o que menos importa.

Muito se tem falado à respeito do Twitter. Seguem abaixo algumas manchetes (essa palavra já ficou 'demodê'?) com as quais me deparei estes últimos dias:
- Twitter cresce 456% no Brasil, mas ainda é micro perto do Orkut - FolhaOnline
- From Google economy to Twitter economy - Matter/Anti-Matter Blog
- The 100 most mentioned brands on Twitter - Brandrepublic
- Agência se especializa em usar o Twitter - Gazeta Mercantil
Confesso: muitas dessas informações chegaram até mim através do próprio. Uma parte da estratégia de comunicação da ILIMITAT passa pelo Twitter. Tenho perfil pessoal e profissional na ferramenta de microblog e tenho aprendido a usá-la todos os dias. Sigo (muito) e sou seguido (pouco).

Este é um post-oportunidade já que ontem o Twitter teve a primeira 'baixa' mais sentida e noticiada por aqui: ficou fora do ar para uma manutenção não programada. Vou aproveitar essa circunstância para colocar um pouco minha visão sobre a ferramenta mas principalmente sobre Social Commerce, um dos três conceitos sobre o qual está apoiada a atuação estratégica da ILIMITAT:


O Twitter é uma ferramenta de comunicação em rede social através de 140 caracteres e que funciona em tempo real (no link que fala de Twitter economy acima há um contraponto bem interessante sobre isto, o caráter real time da ferramenta). Ainda estamos, pessoas e empresas, aprendendo a utilizá-la e descobrindo para o quê a mesma serve.

Este é o ponto! Não podemos esquecer que é apenas uma ferramenta e se ela funciona ou não depende do que se quer dela! Com o tempo e experiência teremos cada vez mais exemplos de como utilizá-la: bem ou não. E mais: VAI surgir uma nova ferramenta ou tecnologia que tornará  obsoleto o tal passarinho.

Agora, o Social Commerce é mais do que uma ferramenta. Por trás deste termo em inglês - que, na minha opinião, rotula da forma mais inteligente essa tendência de relação das marcas com seu cliente através destas redes sociais - há um conceito mais amplo e atemporal. Conceito este que, impelido pela potencialização que as ferramentas de internet deram para o "boca-a-boca", volta a ser considerado pelas marcas, seus departamentos de marketing e agências de publicidade.

Porque digo volta?

Exercitemos: caso um restaurante recém inaugurado em uma cidade do interior ofertasse como prêmio no bingo da igreja local um jantar para o ganhador e sua família, isso também seria Social Commerce? 

Na minha opinião sim. Claro que em uma abordagem mais ampla e livre. 

Uma das metodologias que analistas da Forrester Research propõem, hierarquiza questões que empresas que querem entrar nesta tendência devem considerar: quem atingir; qual o objetivo; que estratégia aplicar; e, por último, a tecnologia/ferramenta que vai ser usada.

Voltando ao exemplo do restaurante:

- P: Quem quer atingir? R: A comunidade que frequenta a igreja.
P: Qual o objetivo? R: Ter o serviço conhecido por uma tradicional família praticante;
P: Qual a estratégia? R: Amostra grátis para gerar o "boca-a-boca";
P: Qual a ferramenta? R: O d**** do bingo! (perdoem-me pela blasfêmia)

A ferramenta, ou a tecnologia, é o menos importante. A estratégia funcionaria mesmo se ele entregasse folhetos na saida da mesma quermesse. Mas nesse caso o custo de imprimir e entregar vários folhetos com "venha e concorra a um jantar grátis" poderia fazer o ROI não ser  interessante. A do prêmio a apenas 1 família pode demorar mais a dar resultado mas, de qualquer forma, o memso público foi atingido pelo megafone que além de 'cantar as pedras' anunciava o prêmio. E mais: ajudou a igreja a levantar recursos para a obra comunitária, sem sujar a praça com os folhetos com a marca do restaurante atirados ao chão. Fez mídia e promoveu a marca de forma simpática e envolvendo o seu público. Entendo isto como Social Commerce.

Em breve, posto o planejamento que fizemos na ILIMITAT para definir o porque de usar a dupla Blog/Twitter para comunicar ao mercado no que acreditamos e quais nossos serviços. Não foi por acaso.

O Social Commerce é uma das soluções que integram a visão estratégica da ILIMITAT. Nossa missão é incluir este conceito nas estratégias comerciais de nossos clientes. Sempre com metodologias claras e com dados analíticos que validem sua aplicação, juntamente com a definição de objetivos de retorno sobre o investimento.

Em tempo: Para não dizer que não estimulo o uso do Twitter, até porque quero que sigam o @ilimitat , vejam: uma notícia do diário local The Californian com casos interessantes de Social Media em pequenos negócios nos E.U.A.  e um post do blog da HSM com um testemunho e 1 dezena+1 de sensatas expectativas que se deve ter em relação à ferramenta:
- Social media find niches among local business - The Californian by Chris Bagley
- Twitter: 4 estágios, 11 usos para negócios - HSM Blog por Adriana Salles Gomes

Atualização em 25/05
no Twitter da @ilimitat (acompanhe na barra lateral e siga) dois movimentos que trazem a ferramenta mais perto de ser uma plataforma completa de comunicação e de marketing para Social Commerce.

- Ferramenta para transferência de arquivo via Twitter
- Ferramenta para fazer backup do twitter

Os links estão na página do Twitter @ilimitat.

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