segunda-feira, 25 de maio de 2009

Inovação e Empreendedorismo - na velocidade da F1 e no ritmo Punk.

Este fim de semana, como sempre, acompanhanhei a prova do campeonato mundial de Fórmula 1.  Para esta modalidade, que uns dizem que é esportiva outros apenas comercial, este ano de 2009 é um ano bem diferente dos anteriores. Sinal dos tempos: a equipe líder do campeonato a Brawn GP estreiou esta temporada e já conta com 5 vitórias em 6 GPs. Líder e více-líder do campeonato de pilotos. Coincidência ou não a agilidade e a inovação são as armas para mudar qualquer tipo de jogo.

Mas este não é um blog de esportes, então aos negócios.

A F1 é o gancho para falar do primeiro empresário que decidiu patrocinar este projeto do Ross Brawn ao pegar a "massa falida" da Honda: o britânico Richard Branson do Virgin Group. O grupo que hoje atua em vários segmentos - de saúde a tecnologias verdes;  de companhia aérea a finanças - iniciou no varejo em 1970. Sim, varejo por correspondência! De discos, as antigas "bolachas".  No mesmo ano abre a lendária loja na Oxford Street em Londres e em 1977 assina o contrato com os Sex Pistols, fazendo então da Virgin um dos ícones de uma era. 

Branson não se limitou à jóia da coroa (negócio de discos, que por sinal hoje é coroa no péssimo sentido de "velho" em tempos de internet e mp3). Foi o primeiro das majors a diversificar e não precisar vender. Lá se vão mais de 200 empresas em mais de 30 países. Mas sempre com a mesma visão: inovação e empreendedorismo. Apostou no movimento punk, que mais que "rebeldia" e molecada de cabelo estranho, transformou em moda e muito dinheiro a cena da classe operária britânica do final dos 70.

E como no ritmo musical do movimento, segue nos mesmos poucos acordes - inovando e empreendendo - com apostas e estimulos às novas formas de se comunicar e fazer negócios: sustentabilidade, comunidades e redes sociais, internet, responsabilidade social e lazer permeiam todas as ações públicas do empresário.

Uma das suas iniciativas me chamou muita atenção e serve aos empreendedores iniciantes - como eu. A Pitch TV. O projeto lançado no blog e amplificado pelo twitter @richardbranson de maneira elegante e sem exageros - nada pedante - faz o seguinte: permite àqueles que tenham uma idéia inovadora e original de negócio postar um vídeo de 2 minutos (preferencialmente em inglês) apresentando a idéia.

As melhores propostas (pitches) votadas pelo público no blog serão exibidas no canal PitchTV da classe executiva da Virgin Atlantic a companhia aérea do grupo. Milhares de empreendedores terão a chance de mostrar suas idéias a centenas de profissionais de negócios e empresários que podem fazer estas idéias sairem do papel caso sejam pertinentes e façam os olhos de investidores brilharem.

Estratégia sensacional de posicionamento da marca Virgin Atlantic nos seus 25 anos e de seu líder: envolve, incentiva, premia, energiza e gera negócios para o público alvo (empreendedores: os que já fizeram e os que querem fazer). A ação cumpre todas as etapas de uma boa campanha que se propõe a utilizar ferramentas sociais. O próprio Sir Richard Branson vai escolher uma das idéias como a sua preferida para um prêmio especial. Genial! Assim como várias idéias que ali estarão também são.

Quem não conhece a figura e vê o magnata em um terraço de Mônaco, vendo a equipe que leva sua marca na carenagem ganhar de ponta-a-ponta o GP mais tradicional da temporada, não imagina que por trás da pose relaxada - sem o arquétipo de bon vivant - há um empresário em que vale a pena prestar muita atenção. E o mais impressionante: é fácil, acessível e próximo - via blog ou twitter - de qualquer um de nós. 

A ILIMITAT presta muita atenção e se inspira em exemplos como este e estará sempre em movimento para aumentar seu repertório de tendências para aplicar a seus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu email de contato. Obrigado.