domingo, 14 de junho de 2009

Perfil em movimento - Emanuel Martins (Diretor de Operações)

Por Emanuel Martins

Quando o Carlos pediu que escrevesse meu perfil para colocar no blog da ILIMITAT minha primeira frase resposta foi um "nem pensar"! Mas, como "nem pensar" em negócios sempre significa talvez, aí está o meu perfil (e também criei uma conta no Twitter): 

Tenho trinta e um anos e sou vendedor. Minha frase predileta li no livro do Jeffrey Gitomer, e pelo menos acho que é dele: “nada acontece nos negócios até que alguém venda algo”. Extrapolando um pouco, acho que vendas é uma exceção no universo dos negócios. Todo o resto é um doce problema a ser resolvido dentro da gestão de processos, como aumentar produção, contratar funcionários, gerenciar a nova sede, entre outros. Já vendas é sempre o problema! E de doce não tem nada!

Meus pilares profissionais são conhecimento técnico do produto e gestão de cliente. Acredito que estas sejam as bases do crescimento de qualquer empreendimento e que sem eles ninguém vende nada ou pelo menos deixa de vender muita coisa.

Para aplicar estes dois pilares já implantei diversas ferramentas nas mais diversas áreas (CAD, CRM, ERP e outras siglas) o que sempre tento lembrar a mim e a meus clientes é que não há ferramenta que funcione sem sustentação. Não adianta me dar uma chave de boca para consertar motor se eu não entender de carro!

Para quem se interessar abaixo segue um breve currículo:

Técnico em Mecânica e Engenharia Industrial Mecânica na atual UTFPR. Pós-graduação em Engenharia Mecatrônica na UNICAMP, ênfase em CLP´s e supervisórios SCADA. Minha formação foi baseada em áreas técnicas de interesse de estruturação e fabricação de máquinas.

Fiz toda a minha história profissional na Storck do Brasil, entrei em 1997 durante a graduação como estagiário de engenharia. No departamento de P&D permaneci 06 anos, assumindo o departamento em 2000. Neste período desenvolvemos três novas linhas de equipamentos, a série de máquinas 8300, 8400 e a série P de injetoras de plástico. Nosso foco era a inovação constante e neste quesito fomos premiados com o IF Design, premio internacional de design industrial.

No período de 2001-2002 realizamos a certificação dos nossos processos com base na ISO9000:2000, atuando como gerente técnico implantamos o plano da qualidade de desenvolvimento e plano da qualidade de produção. Dentro desta metodologia obtivemos aumento da satisfação de clientes em 12%

Em 2003, assumi a gerência do departamento técnico-comercial sendo responsável por toda a estrutura de pré e pós-venda. Nesta estrutura desenvolvemos as metodologias de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Implantamos e customizamos software de CRM e indicadores específicos de cliente com isto geramos 40% de crescimento de receita com clientes atuais e geração de 30% de receita extra através de novos clientes.

Pulando para 2008 surge o conceito da ILIMITAT, um movimento que busca agregar metodologia e poder de mercado, TI com análise efetiva dos dados.

Colocando o conceito em prática abandonei a fronteira inicial e no primeiro mês conquistamos como cliente a Jon Wai Brasil, empresa tradicional no mercado de injetoras de plástico em Taiwan procurando estabelecer o Brasil como parceiro estratégico. Neste desafio está o nosso foco hoje, garantindo vendas de USD1.000k no primeiro ano fiscal com implantação de metodologia e poder de mercado.

Acreditando no conceito que a Jon Wai Brasil implantou fundamos a BPS empresa que engloba a Jon Wai Brasil, CNN Brasil e Tien Kang Brasil. Abrimos o leque de produtos e aumentamos a operação buscando no 2009-2010 triplicarmos este faturamento anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu email de contato. Obrigado.